“Metti amore nella cucina”

Quando se pensa na Itália, pensa-se em Arte, em arquitetura renascentista, na herança cultural do Império Romano ou da Igreja Católica. Quando se pensa na Itália, pensa-se em gastronomia, na tradição do vinho e na famosa expressão “L’appetito vien mangiando” (O apetite vem comendo).
Pensar em gastronomia italiana é pensar nas mais diversas regiões daquele país, como a de Salerno, região da Campanha, onde fica a cidade Agropoli conhecida por sua culinária típica mediterrânea, focada nos peixes, frutos do mar e os famosos azeites e tomates. Foi aí que nasceu Tiziana Ruocco, do Empório La Bufalina, que concedeu entrevista à JLS Magazine.
Foi também em Agropoli que Tiziana descobriu o seu DNA da gastronomia: Matilde, sua mãe, trabalhou por mais de trinta anos na cozinha de uma escola infantil daquela cidade. Sempre muito elogiada, chegou a ser homenageada pela prefeitura local quando se aposentou. Sua mãe, quando perguntada o que colocava em sua famosa comida, sempre respondia: “Metti amore nella cucina”. Tiziana foi incentivada pelo talento da mãe, mas também pela intuição do pai Vito que a presenteou com um forno elétrico ao completar oito anos, com o qual brincava de fazer pizza para as amigas.
Cozinhou durante muitos anos em família, até vir para o Brasil, em 1999, trabalhar com a produção de muçarelas de búfala. Neste tempo, trabalhou no empório aberto quase concomitantemente à Fábrica La Bufalina naquele ano. Há pouco mais de uma década, o estabelecimento funciona na Vila Paraíba. Foi quando Tiziana começou a produzir alguns produtos com a sua marca, como o licor Limoncello, a sobremesa Tiramissu, além de pesto e algumas conservas.

Uma produção artesanal de receitas e produtos que se diversificou muito nos últimos anos. Hoje, a maioria dos antepastos típicos mediterrâneos são produzidos na própria loja. Além, claro, de uma variedade de tiramissu (o tradicional, de café – o de limão siciliano é divino!), cannolis, bolos de ricota de búfala, quiche de queijo, cheesecake, pizzas, focaccia e outras massas congeladas, como lasanha e ravioli. Receitas típicas chamadas de Cilentana, da região da Campanha onde cresceu e que são feitas pela maioria das famílias.
No empório, além das receitas preparadas pela própria Tiziana, também é possível encontrar uma grande variedade de queijos importados, como parmesão, brie, gorgonzola italiano, mascorpone, manteiga e embutidos como o presunto parma, em especial San Danielle, uma variedade de salames e mortadelas comprados de grandes importadoras. Há, também, outros itens, como massas grano duro, vinhos italianos, molhos e azeites especiais, como o Trufado e biscoitos variados. Sem falar, claro, em todos os produtos feitos pela Fábrica “La Bufalina”, com fornecimento diário que também estão à venda na loja.


A grande novidade do Empório La Bufalina, neste ano, ficou por conta de seu “Espaço Food” para lanches rápidos, pequenos pratos ou aquele doce fino para acompanhar um bom café. São lanches de Ciabatta, tábua de frios, burratas, porções individuais de lasanha à bolonhesa, ravioli ao sugo, quiche, tiramissu, cheesecake, cannolis acompanhados de bebidas não alcoólicas como soda italiana, café, capuccino e outros. Além das deliciosas pizzas disponíveis sempre às sextas.
Perguntamos à empresária e quituteira Tiziana Ruocco quais são as novidades para a próxima temporada de festas. “Estou testando novos sabores de tiramissu, como o de morango, pois frutas vermelhas combinam com Natal e fim de ano”, comentou ela. “Todas as nossas delicias poderão integrar também cestas de Natal para presente, acompanhados com os importados da loja, e os nossos pratos doces e salgados que poderão ser encomendados para as confraternizações da família e de empresas durante as festas de fim de ano!”, explicou a empresária.
Por tudo isso, duas expressões italianas resumem essa explosão de sabores no Empório La Bufalina: “Che delizia!” (Que delícia!) e Favoloso” (Fabuloso). É só se jogar!
Empório La Bufalina
Rua Monte Castelo, 82 – Vila Paraíba – Guaratinguetá
Tel: (12) 99172-8586
Instagram: @labufalinaguara

