“Guaratinguetá moldou o meu olhar para harmonizar tradição e contemporaneidade”
Assinando um longo nome que lembra famílias antigas de origem europeia, a arquiteta Alecsandra Ilona Regoczi de Marques e Queiroz de Faria resume profissionalmente para Alecsandra Ilona, como passou a ser conhecida no mercado ou mídia social. Com raízes em Guaratinguetá, onde voltou a residir há 16 anos, é casada com Marcelo Caetano de Faria, com os filhos Gabriel Caetano (30) e Pedro Caetano (28) aos quais se refere como “fonte diária para criar ambientes acolhedores”.

Formada pelo Instituto Brasileiro de Design de Interiores em Joinville (IBDI), onde desenvolveu seu domínio de ergonomia, ambientação, técnicas de iluminação e paisagismo, também se formou em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Teresa D’Avila, em Lorena, e comenta: “ao concluir a faculdade, pude perceber como cada projeto dialoga com a cidade e melhora a qualidade de vida das pessoas”. O espaço urbano, como cenário, resume, para Alecsandra, a felicidade de ter Guaratinguetá como raiz e sede de seu trabalho. “Foi essa cidade que moldou o meu olhar para harmonizar tradição e contemporaneidade”, explicou a arquiteta.

Com inúmeros projetos espalhados pela capital paulista, além de Lorena, Cunha, Ubatuba, Rio de Janeiro e, claro, Guaratinguetá, Alecsandra atua em projetos residenciais e corporativos, unindo estética e funcionalidade que impulsiona o cotidiano de famílias e negócios.
No último mês de março, um evento marcou a entrega das chaves do edifício residencial “Quinta da Villa”, projeto de altíssimo padrão da Ramos Incorporadora em Guaratinguetá. De arquitetura contemporânea, localização estratégica, plantas amplas e área de lazer completa – incluindo piscina, sauna, área gourmet e brinquedoteca – os imóveis elevam o estilo de vida dos moradores e onde os apartamentos Garden são verdadeiros refúgios urbanos, chegando a 177,33m2 e 183,79m2 de puro conforto.
Há pouco mais de três meses da entrega do “Quinta da Villa”, Alecsandra assina, nesse endereço de luxo, nada mais nada menos que nove projetos de interiores – quase todos com conclusão prevista para setembro próximo.
Projetos que se diferenciam e se destacam de acordo com o perfil familiar de cada morador. Com a agenda repleta de detalhes em um mesmo condomínio, Alecsandra afirma com naturalidade. “Os projetos que considero os mais expressivos são aqueles em que tenho a liberdade de exercer minha criatividade, colocar minha identidade em cada cantinho do projeto e onde eu possa sair do óbvio, do lugar comum e oferecer soluções originais”, explicou ela.
Por conta disso, a nossa “quinta” local, esse empreendimento que busca replicar a atmosfera e o estilo de vida encontrados nas famosas “quintas portuguesas”, mas dentro de numa versão horizontal, vai ganhar nove apartamentos assinados por Alecsandra Ilona. Aqui, mostramos um “spoiler” de alguns deles para, nas próximas edições, apresentarmos o resultado final.
Acompanhe o trabalho da arquiteta no Instagram @alecsandrailona.arquiteta


