TESOUROS EM CAIXA

À medida que achados vintage e joias de segunda mão moldam cada vez mais nossos interiores e o processo criativo dos principais decoradores da atualidade, a Maison&Objet renova sua célebre colaboração com o lendário Mercado de Pulgas de Saint-Ouen. Este ano, na edição de janeiro – de 16 à 20/01 – o designer de interiores Alessandro Moriconi, estrela em ascensão na nova onda de decoradores, recebeu as rédeas para conjurar uma vitrine 100% upcycled (técnica que consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material) no coração da feira.

Alessandro Moriconi cria histórias. E as histórias de design de interiores que ele conta são embelezadas por encontros e conversas que são elementos essenciais para despertar sua visão. Suas histórias são retratadas por meio de imagens e refletem um ideal compartilhado. Inspirado tanto pelas pessoas como pelos lugares, ele projeta espaços buscando objetos únicos que evocam memórias, definem e elevam cada estética. Alessandro seleciona texturas e materiais de forma intuitiva, guiada pelo toque. Ele transforma, interpreta, amplifica e depois monta e reúne tudo com habilidade. Guiado por seus instintos e emoções, ele desenha cenários e decorações exclusivas onde se entrelaçam épocas e estilos.

Enriquecido por suas colaborações anteriores como designer com renomadas casas de luxo como Chloé, Nina Ricci, JW Anderson, Lemaire, e como estilista da Vogue Itália, Alessandro Moriconi infunde perfeitamente uma abordagem artística em uma busca obsessivamente por algo natural, elegante e impecável. harmonia.

A sua jornada misturando influências pessoais e culturais – um garoto italiano nascido na Toscana, que se aventurou em Londres para estudar na Central Saint Martins, e agora vive em Paris – define a sua filosofia única de arquitetura e design de interiores que está enraizada na sensibilidade e cosmopolita.

De um apartamento em Paris que lembra uma galeria de arte privada a uma zona rural da Sicília que abriga as vilas do Castello di Casole A Belmond Hotel na Toscana, Alessandro imagina espaços vibrantes e cheios de personalidade, sempre honrando suas origens e histórias únicas.

Na Feira Maison&Objet

Alessandro, o que torna o Mercado de Pulgas de Saint-Ouen tão especial para você?

Para mim, a “Feira da Ladra” de Saint-Ouen sempre foi uma fonte inesgotável de inspiração – um baú repleto de peças vintage que carregam história e emoção. As suas ofertas ecléticas alinham-se perfeitamente com a minha filosofia de design de interiores: imbuir cada projeto com um sentido de legado e uma alma inconfundível.

Caçar tesouros no Mercado das Pulgas vai muito além do trabalho – é uma paixão. A emoção de descobrir objetos que viveram uma vida e depois dar-lhes uma segunda oportunidade num novo contexto alimenta constantemente a minha criatividade. É uma aventura, um quebra-cabeça e um ato de contar histórias, tudo ao mesmo tempo.

A Feira da Ladra de Saint-Ouen é incomparável na sua capacidade de surpreender. Visito sozinho ou com clientes, seja em busca de inspiração, de um projeto específico ou simplesmente pela alegria de explorar. É também uma ótima maneira de envolver meus clientes na jornada criativa e deixá-los vivenciar a magia da descoberta em primeira mão.

O que o vintage traz para um interior?

Tesouros vintage infundem personalidade nos espaços, criando calor e um senso de história que é impossível replicar com novas peças. Nos meus designs, eu diria que 60% dos elementos são de segunda mão. Essas descobertas geralmente servem como base de um projeto, dando o tom e fundamentando o espaço. A pátina do tempo, as imperfeições sutis – estes são os detalhes que conferem autenticidade e alma a um espaço.

Conte-nos mais sobre essas caixas de arte…

Cada caixa é um mundo compacto e envolvente de 15 metros quadrados. A sala de estar, com seus sofás, poltronas e objetos ecléticos, tende a ter uma vibração sombria e sombria. A sala de jantar é mais clara e luminosa, ancorada por uma mesa redonda, uma lareira e um elegante lustre. O escritório, com sofá-cama, toma um rumo mais colorido e lúdico.

A verdadeira magia está na mistura – combinar épocas, estilos e texturas para criar espaços que parecem cheios de camadas e vivos. Os próprios móveis e objetos são os contadores de histórias, tecendo uma narrativa de história, artesanato e reinvenção.

Saiba mais sobre o designer de interiores no Instagram @alessandro__moriconi