A TRADIÇÃO CULTURAL DO COMÉRCIO

O trabalho com moda de Érika Antico e Charles Samaha Machado

Dois fatos importantes e históricos conectam o imaginário brasileiro à presença da imigração árabe: o desenvolvimento econômico do comércio em si e a íntima ligação desses imigrantes às confecções (e, por tabela, à moda). Nesse sentido, uma plêiade de mascates libaneses passou a vender peças de porta em porta no Brasil para, depois, abrir suas próprias lojas e até indústrias. No Vale do Paraíba, mais precisamente na cidade de Aparecida, chegaram no final do século XIX. Já em São Paulo, com força total, na década de 1930, se concentrando nos distritos da Sé e Santa Ifigênia, ou seja, entre as ruas 25 de março, da Cantareira e Avenida do Estado – onde são fortes até hoje.
Essa atuação no comércio é uma tradição nesses países e se baseiam em habilidades de negociação, relacionamento com o cliente e o objetivo de ascensão social e econômica.
Nesse cenário, tem se destacado, na região, o casal Érika e Charles Samaha Machado, do eixo Guaratinguetá/Lorena – proprietários das lojas Samaha Store, de moda masculina e feminina (Guará) e Samaha Presentes, de chapéus – com duas unidades em Aparecida. Sim! comércio como tradição familiar. Originários da cidade de Zahle, no Líbano, os Samaha deram nome e identidade às tradicionais lojas de tecidos e calçados (essa existente até hoje) da cidade de Lorena, bem como de artigos religiosos e de caça e pesca de Aparecida. Amigos desde o período universitário, uma vez que são graduados em Direito, resolveram ser parceiros também na vida empreendedora. A primeira loja de chapéus e acessórios country surgiu em 2016, para atender turistas religiosos e moradores da região aficionados por esse perfil. Marcas e modelos não faltam para o público tanto masculino como feminino desde os “Chapéu Panamá”, com palha importada do Equador, até modelos de feltro, abas largas, com detalhes em couro ou fivelas, de grifes famosas como Eldorado Company, Marcatto Chapéus, Cury e Ramenzoni. Com vendas presenciais e on-line, hoje, são duas lojas exclusivas de chapéus e roupas country na praça principal de Aparecida, que também incluíram no segundo empreendimento comercial, em Guaratinguetá.
Aumentando a atuação empreendedora, a loja Samaha Store se tornou realidade em 2023. Uma loja multimarcas voltada para múltiplos perfis, onde se destacam marcas icônicas como Levi’s, Lee, além de Dudalina, Individual e Reserva. Excelentes jeans, da Jeanswear tradicional, e também camisaria.
Enquanto isso, Érika e Charles se preparam para continuar expandindo os negócios, sempre primando pela qualidade dos seus produtos e pela relação de amizade que estabelecem com seus clientes. Por fim, saliente-se que, em paralelo às lojas físicas, – o relevante e-commerce já responde por 50% do faturamento principal de seus belíssimos chapéus” -, um importante recurso digital chegou para reforçar a tradição das queridas e inesquecíveis avós Olga e Cida Samaha, referências profissionais e espirituais.