A planejadora financeira Luciana Ikedo, de São José dos Campos, é uma das mentoras do Programa de Desenvolvimento para Mulheres Empreendedoras da Amazônia, evento que precede a programação da COP30, em Belém do Pará. Promovida pela Plataforma Mulheres Inspiradoras, parceira da ONU Mulheres, a iniciativa reunirá, de 6 a 9 de outubro, diversas empreendedoras da região amazônica e lideranças nacionais em uma imersão voltada à sustentabilidade, inovação e protagonismo feminino.
Com mais de 25 anos de carreira e expertise de mercado, Luciana, que também é autora do livro “Vida Financeira – Descomplicando, economizando e investindo” e palestrante internacional, já esteve na ONU, em Nova Iorque, e concluiu, em 2017, formação nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em gênero e inclusão. Agora, conecta toda essa experiência internacional ao desafio de apoiar novas lideranças femininas na Amazônia. “Estar nesse programa significa unir passado e presente da minha trajetória”, afirma Luciana. Da ONU em 2006 aos ODS em 2017, sempre acreditei que mulheres precisam ocupar o centro das discussões globais e é um privilégio contribuir com a formação de quem vai liderar essa transformação na Amazônia”, reforça Ikedo.
A programação da Plataforma Mulheres Inspiradoras começa com o ciclo de mentorias em outubro e se estende até novembro, com a Premiação Mulheres Inspiradoras do Ano – Edição Amazônia e o lançamento do Hub Mulheres Inspiradoras COP30, espaço oficial de debates dentro da conferência mundial do clima.