Espaço que integra natureza, arte e multiexperiências recebe toda bagagem da Literacia e reacende a programação com exposição de humor de Jean Galvão e festa
Dois ícones da cultura na região do Vale agora integram o mesmo espaço e formam um complexo multiexperiências fora do eixo central, no bairro Vargem Grande, em São José dos Campos. Para marcar a nova etapa, o De Etser Santa Clara, abre a porteira no sábado, dia 8/11, a partir de 11h, em evento marcado pela chegada da Literacia no complexo, sebo e livraria que reúne 23 anos de eventos culturais na cidade, além de uma exposição do ilustrador e cartunista de renome nacional, Jean Galvão, e um clima de feijoada, samba, memórias e planos. A entrada é gratuita e o almoço – opcional e com opção vegetariana- , deve ser reservado no 12 991397616, com Carmen Sapede.
Mais talentos, mais experiências
O De Etser nasceu há pouco mais de 25 anos, como ateliê de artes de George Gutlich e Fábio Sapede e, desde 2018, neste espaço rural, conta com uma bio construção central integrando o ateliê de xilogravura e artes e o de encadernação, de Carmen Sapede e Cláudia Paranhos, além de um flat para residências artísticas no andar superior e um espaço para eventos no térreo. Ao redor, em meio a 40 de mil metros de natureza, conta também com o recém-inaugurado Circus De Etser, com infra de cozinha, banheiros, escultura de brincar e tenda com a temática circense, além da bucólica Capela Santa Clara. Mas, é no mezanino do espaço expositivo que recebe a Literacia e seus 23 anos de acervo e experiência.
Analú Oliveira, que reúne vasta bagagem na área educacional, de inclusão social e cultura na cidade, como a criação da FLIM, fundou ao lado de Wazdat de Oliveira, a Livraria-Sebo que tornou-se espaço cultural para diversos artistas da cena joseense e paulista, do teatro, artes plásticas, poetas, autores e autoras, além de um Cineclube seguidos icônicos debates. “A mudança de endereço renova nossa conexão com a natureza e a ampliação para outras linguagens artísticas, mas, acima de tudo, fortalece nosso elo com propostas culturais sólidas, como àquelas promovidas pelo De Etser. Juntos, podemos proporcionar mais experiências e ampliar a conexão para além do eixo central da cidade”, diz Analú.
“Não poderíamos estar mais felizes em receber aqui amigos e profissionais tão talentosos. Esses novos movimentos vitalizam também nosso compromisso com a cultura, e conecta natureza, pausa, literatura, gastronomia, num ritmo que apreciamos mais”, completa Fábio Sapede, do De Etser.
Sério mesmo!
O momento também oportuniza a chegada de mais uma exposição de arte: “É sério? Entre risos e verdades”, do cartunista e ilustrador Jean Galvão, com curadoria de Cláudia Paranhos. Para abertura, o clima celebra uma personagem aclamada nas redes sociais do autor, a “Vó”, e reunirá elementos e memórias afetivas que a casa desta figura costuma representar social e afetivamente na sociedade.
Chargista da Folha de S.Paulo e do Canal Um Brasil, Galvão reúne – em mais de 30 de jornada – trabalhos publicados nas revistas National Geografic Kids (EUA), Focus Júnior (Itália) e Editora Abril (Recreio, Veja, Runnner, Gloss), entre outras. Autor do livro coletânea de tiras Vó, dos livros infantis Sombrinhas (Companhia das Letrinhas) e incrível Eu (Editora Caramelo), Galvão foi reconhecido com prêmios como Vladimir Herzog de Direitos Humanos e Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
“As pessoas se conectam muito com a Vó, em especial, e nesta oportunidade é como se todos pudessem passar um domingo na casa dela, trouxe parte a família de cartoons com intuito de reunir as gerações e as linguagens, o retorno aos quadrinhos, ao ar livre, não poderia estar num lugar mais propício”, diz Jean.
“Escolhemos com muito carinho não só elementos que permeiam a história de toda uma geração anos 90, mas, processos do autor, ensaios e técnicas que o conduziram ao resultado final e, especialmente, o clima afetuoso e leve inspirado na personagem Vó, que pode também instigar as famosas discussões de domingo em família, com o humor e inteligência aguçados característicos de suas obras”, completa Cláudia.
SERVIÇO
Nova programação De Etser Santa Clara
Exposição “É sério? Entre risos e verdades” – Por Jean Galvão
Curadoria e expografia: Cláudia Paranhos
Entrada Gratuita | Almoço Opcional
Programação:
11h – Abertura da exposição e vista à Literacia
12h – Intervenção Quadrinhos com Jean Galvão – Classificação Livre
13h às 15h – Feijoada da Analú (Reservas via 12 991397616, com Carmen Sapede.| A vontade | Opção vegetariana.
13h às 15h – Samba com Alan Brandão e Popó da Percussão – Couvert de R$ 20
Visitação: até 13 de dezembro, de quinta a domingo, das 11 às 16h.
Local: Atelier De Atser – Santa Clara
Estrada Pedro Moacir de Almeida (Estrada do Luso) – km 9,5, SJC/SP.
Informações à Imprensa:




