CELEBRAÇÃO LATINO-AMERICANA

Prossegue até 25/08, o Festival Internacional de Edimburgo, um dos mais importantes do mundo desde sua fundação, em 1947. Trata-se de uma celebração inigualável das artes cênicas e um ponto de encontro anual para pessoas de todas as nações. Comprometido com a virtuosidade e a originalidade, o Festival Internacional apresenta alguns dos melhores artistas e conjuntos dos mundos da dança, ópera, música e teatro por três semanas em agosto – tornando a capital da Escócia uma celebração inigualável das artes cênicas e um ponto de encontro anual para pessoas de todas as nações. E o festival desse ano teve sua abertura na noite de 02 de agosto, no Teatro Usher Hall, com a apresentação do concerto “La Pasión Según San Marcos”, de Osvaldo Golijov, sob a regência da maestrina portuguesa Joana Carneiro. No palco, uma presença bem brasileira, mais especificamente do Vale do Paraíba – o bailarino e Mestre Capoeirista Ponciano Almeida, de Guaratinguetá.

Sobre o espetáculo, o compositor argentino cruza os limites culturais com esta interpretação transformadora da crucificação de Cristo. A Maestrina portuguesa Joana Carneiro junta-se a músicos trazidos juntos, especialmente para a estreia escocesa deste trabalho pungente. O coro baseado em Caracas, Schola Cantorum da Venezuela, é integral à peça, incluído em cada performance desde a sua estreia de 2000. A peça de Golijov foi uma das quatro paixões encomendadas para comemorar os 250 anos de aniversário da morte de Johann Sebastian Bach.

Com uma estreia espetacular, com sucesso de público e crítica – chegou a ganhar destaque no jornal inglês “The Gardian”. Foi uma noite de música latino-americana num encontro com o clássico afro-cubano e contemporâneo.

Segundo Nicola Benedetti, Diretora do Festival, “Este ano, o Festival Internacional de Edimburgo celebra Rituais que nos Unem, ao inaugurarmos rituais novos e reinventados, em um programa que aproximará artistas e públicos mais do que nunca. Convidamos você a buscar e se reunir conosco em agosto.” Confira toda a programação do festival em @edintfest

Fotos Andrew Perry