A artista Ju Barros, de Guaratinguetá é um dos sessenta talentos selecionados à participar do projeto “Jaguar Parade NYC 2022” que acontece em New York, EUA e em São Paulo – sua escultura no momento está exposta em frente a Shopping Cidade, na Avenida Paulista onde fica em exposição até 15 de julho e depois segue para NY onde poderá ser vista de 07 de setembro à 05 de outubro.
Trata-se de um movimento artístico que busca arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat. Ju Barros, uma das 60 artistas que integram o projeto, pintou uma escultura em formato onça-pintada, para ser mostrada em espaços de grande movimentação. Ao final do período de exposição, as obras serão leiloadas, em Nova York, e 100% da receita líquida será doada para projetos de conservação do felino. A artista, alerta para as drásticas reduções da população do animal principalmente na Mata Atlântica e na Caatinga brasileiras, biomas que são representados nas laterais da sua escultura e comenta, “Na parte superior do corpo, surge um sol que simboliza a necessidade de atenção, de cuidado e de ações efetivas para restabelecer o equilíbrio dos ecossistemas e preservar a espécie. Predadores solitários, os jaguares necessitam de áreas extensas e com hábitat de boa qualidade para caçar e sobreviver”.
Atualmente, estudos indicam que as principais ameaças à espécie são a caça ilegal e a perda e a fragmentação de áreas de vegetação nativa decorrente de atividades humanas


