CONECTADA COM O NATURAL

A conceituada Mostra Artefacto chega em sua 45º edição com o tema “Natural”, reunindo ambientes com grandes nomes da arquitetura nacional. A arquiteta Patricia Penna, à frente do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, participa pela décima segunda vez apresentando um ambiente de 120 m², composto pela união de living, jantar, quarto e área de leitura que se conectam com a proposta do evento em 2021. O olhar preciso de Patricia Penna – que é muito atuante no Vale do Paraíba, principalmente Taubaté e São José dos Campos, pode ser conferido na Artefacto Haddock Lobo, localizada no bairro dos Jardins, capital paulista.

Por meio de referências ao país do Sol Nascente, a visita ao espaço projetado por Patricia Penna é um convite à apreciação do hand made, do natural! “Considero este tema como uma extensão do sugerido no ano passado, o ‘Essencial’. Para mim, o significado do essencial para o ser humano passa também pelo natural e é isso que pretendemos despertar naqueles que puderem conferir nosso ambiente”, comenta. No projeto, linhas orgânicas e cores que representam a natureza, como o verde e o azul, presente no quartzito, pedra natural que foi apresentada em 2020 e, que neste ano, recebeu um tratamento especial, totalmente sem brilho. Para criar o clima inspirador do living, formas orgânicas, materiais naturais e luz que acolhe. O espaço reúne móveis com desenhos orgânicos e traz elementos como couro, madeira em tom claro, linho, algodão e fibras naturais que reforçam essa sensação que acalenta, o grande diferencial de olhar para a casa nos dias de hoje.

O verde foi trazido pelo paisagismo – executado principalmente com o Ciclantus – que emoldura o sofá. O hand made é conferido nas enormes luminárias, de inspiração oriental, feitas com estrutura de bambu e papel de arroz, além de diversas obras de arte espalhadas pelos ambientes.

O universo do exclusivo e artesanal é mais uma vez enaltecido pelo trabalho autoral de Eliana Carrer: a obra de arte, resultado da composição executada em folhas de ouro, remete às silhuetas de galhadas de árvores. A escolha para o canto do bar ainda reúne a bandeja, especialmente desenvolvida pelo escritório, e executada em mármore Verde Guatemala. Sobre o aparador, a peça não passa despercebida.

Living e jantar são separados por uma divisória num intenso tom de verde e com aplicação de frisos metálicos. No quarto, a arquiteta Patricia Penna evidenciou o natural por meio dos tons e texturas dos tecidos e madeiras. Em primeiro plano, a luminária de piso, artesanalmente executada em bambu e papel de arroz, garante a luz suave tão necessária para o momento do descanso. Ao fundo, o revestimento da parede, em acabamento natural, foi recortado e recebeu insertes no lindíssimo mármore Verde Guatemala com acabamento polido.

“Para nós, o lar não pode ser visto como um local feito para impressionar quem chega. Ele se mostra como a tradução de um lugar de cura e recuperação de um cotidiano já muito exaustivo. Por isso, em nossas criações nunca podem ficar de fora os materiais naturais, plantas e os móveis de beleza única, mas, sobretudo, extremamente confortáveis”, declara a arquiteta Patricia Penna.

Mostra Artefacto 2021

Aberta ao público, de segunda a sábado, das 11h às 19h

Rua Haddock Lobo, 1405, São Paulo

www.artefacto.com.br

@artefactooficialbrasil

Envie sua mensagem!

Deixe seu recado abaixo pra gente! ;)