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POP ART

 
     
 

A Galeria Houssein Jarouche, em Sâo Paulo, exibe a mostra "Frauenpower", com curadoria de Paulo

Azeco e 32 obras de diversos artistas que estão relacionados ao universo da Pop Art, como Andy

Warhol, Anna Maria Maiolino, Barbara Wagner, Claudio Tozzi, Ivan Serpa, Marina Abramović, Nelson

Leirner, entre outros. A mostra busca resgatar um percurso histórico das representações visuais da

mulher, a partir das vanguardas da década de 1960, e discutir a idealização do corpo feminino, a

criação de padrões estéticos, considerando os aspectos sociais e antropológicos dessas imagens.

 

Ao longo da década de 1970, a artista austríaca (radicada em NY) Kiki Kogelnik desenvolveu a série

"Woman", na qual formulava críticas sobre a imagem feminina tal qual era retratada na publicidade

da época - ora frágil, ora sexualizada -, em trabalhos discretamente feministas, irônicos e com forte

carga imagética Pop. Reconhecendo a arte como veículo de significação e comunicação visual,

"Frauenpower" - expressão alemã utilizada para designar poder feminino - nasce de uma pesquisa

sobre a produção desta artista, no intuito de investigar a figura da mulher e a influência da mídia na

construção de um imaginário do corpo feminino.

 

Arquétipo da Vênus de Botticelli, o ideal de beleza e perfeição surge como referência para a

construção dos processos de auto-imagem e consequente afirmação e negação. Este conceito é

visto nos trabalhos de Marina Abramović, Sandra Gamarra e Lenora de Barros, os quais depositam,

na figura da musa, seu contraponto. Além da imagem, o consumo também é abordado, no que se

refere à objetivação dos corpos, sexualização e misoginia, além da influência imagética feminina

sobre a figura masculina, levando à transcendência de limitações de gênero - como se observa

também nas obras de Vânia Toledo, Nan Goldin e Carlos Vergara.

 

Nas palavras do curador Paulo Azeco: "Por fim, não se trata de uma mostra com cunho feminista, e

sim uma celebração da força visual da mulher. Entender o encantamento que fez dessa figuração

um dos principais temas de toda a História da Arte, analisando um espectro mais profundo que

apenas a beleza do retrato".