Todos os anos, a participação da arquiteta Brunete Fraccaroli na maior mostra arquitetônica da América Latina é esperada pelos apreciadores do setor. Afinal, a profissional costuma projetar ambientes deslumbrantes, e esse ano não foi diferente, a arquiteta recebeu o desafio de criar um projeto especial em 80m². Como marca registrada, Brunete desenvolveu um ambiente monocromático, com tons de azul, moderno, sustentável, e com viés artístico, que nomeou ‘Transcendendo Épocas’. A ideia do projeto que conta com living, cozinha, sala de jantar, banheiro, e dormitório, foi representar um espaço atemporal, caminhando pelo presente, apresentando o futuro com novas tecnologias, conforto, e modernidade, sem perder de vista o aconchego, e a identificação com o passado.
Passado
Remetendo ao passado em um ambiente moderno, a arquiteta escolheu alguns de seus próprios itens familiares para compor a decoração do espaço. Livros de família foram reaproveitados, e repaginados, para serem incluídos em uma estante no living, cheia de memórias, que também conta com coleções pessoais da profissional, representando uma tradição familiar, já que seu ‘nonno’, ou avô paterno era um colecionista, assim como a Brunete, criando memorias importantes durante as épocas.
Presente
Com a ideia de sempre deixar uma marca através do projeto, o presente pode se tornar o mais importante de tudo que foi vivido no passado. Nesse projeto, toda a experiência foi transposta, criando um ambiente azul com madeira clara, leve, e que ao mesmo tempo apresenta tecnologia, e sustentabilidade, priorizando e incentivando também a preocupação com o planeta.
Futuro
A preocupação com a sustentabilidade faz parte do passado, e do presente, mas principalmente do nosso futuro. Pensando nisso, a arquiteta utilizou madeiras de reflorestamento, e acrescentou uma cortina metálica no banheiro substituindo a construção de paredes. Técnicas contemporâneas foram combinadas com objetos modernos, desenvolvidos especialmente para o projeto, como a poltrona do living, a cortina metálica do banheiro, e o tapete do dormitório, feitos especialmente para este projeto.
Arte
Uma das marcas de Brunete Fraccaroli, a arte introduzida é percebida através das esculturas criadas com a técnica ‘Low Poly’, que consiste em dobraduras de papel, feitas pela artista Mariana Kamilos, expostas na estante com os livros, de uma leveza e beleza únicas, retornando ao colecionismo. Além do boneco apelidado de ‘Bruno Luigi’, fruto dessa collab Brunete Fraccaroli e Mariana Kamilos, uma verdadeira surpresa no quarto do casal, feito em papel prata, e que transmite a ideia de trazer sorte para as pessoas que visitam o ambiente.
Desafio
Segundo Brunete, o principal desafio foi reaproveitar a área, acomodando todas as suas ideias e concepções em um ambiente com espaço reduzido, neste ano 80 metros quadrados (cerca de 200m² menor que o ambiente de 2023), sem janelas, com vigas visíveis, e com cinco colunas, ou pilares aparentes, que ficaram imperceptíveis, transformados com maestria pelo projeto da arquiteta.
Brunete
A renomada arquiteta Brunete Fraccaroli, formada pela Universidade Mackenzie de São Paulo, conhecida mundialmente como “a arquiteta colorida”, é requisitada para projetos residenciais e comerciais, assim como mostras e exposições da área. Atua há mais de 40 anos no ramo da Arquitetura e do Design, explorando cores, texturas e formas, suas maiores paixões. Em seus projetos, a arquiteta transforma a atmosfera do habitar e a qualidade de vida em evidência em seus trabalhos. Sua notoriedade é vista constantemente na participação de várias edições da Bienal de Arquitetura, da Casa Cor, em mostras importantes e em palestras por todo o país, além de conferências pelo mundo como, Chicago, Miami, Nova York, Milão, Berlin, Punta del Este e Buenos Aires.
Fotos: Tuca Reines





