QUIET LUXURY

A expressão “quiet luxury” vem ganhando força não apenas na mídia, mas principalmente junto aos pesquisadores de tendências de consumo no Brasil e no exterior. Grosso modo, significa um luxo silencioso, discreto, reconhecível apenas pelos próprios consumidores, um código secreto que não pode ser facilmente percebido pelo grande público. Trata-se do avesso do que se tem observado nos últimos anos, principalmente nas redes sociais. Seu conceito é muito bem elaborado: não apenas aversão à ostentação de logomarcas/logomania, mas a ideia de que o luxo é uma experiência subjetiva, não apenas reservado a ocasiões especiais, mas sobretudo no cotidiano, como parte de um prazer pessoal.

Há diversas razões que explicam essa nova tendência: um consumo consciente de produtos altamente duráveis e que sobrevivem a modismos; a recente crise econômica e a pandêmica, em que consumismo e ostentação viraram sinais claros de mau gosto; além é claro, dos novos padrões de comportamento social evidenciados até mesmo em séries de streaming, mostrando que a elegância é algo que se reconhece pela artesanalidade, excelência, exclusividade, tradição e inovação.

Por essas razões, a Atout France – Agência de Desenvolvimento Turístico da França – organiza desde 2021 o mais importante evento sobre o luxo francês na América Latina, com os maiores nomes do setor, em uma conferência seguida de uma rodada de negócios. Pelo terceiro ano consecutivo, o evento acontecerá no hotel Rosewood São Paulo, entre os dias 19 e 21 de setembro, com o tema “La tradition de l’innovation” (a tradição da inovação, em tradução livre). O título provocativo busca mostrar que a França tem a tradição de inovar há séculos, seja na invenção do método para fazer champagne, seja na moda ou ainda nas técnicas culinárias. O evento terá início no dia 18 de setembro com um almoço exclusivo para a imprensa. No dia seguinte, haverá uma tarde de conferências em formato híbrido, com nomes nacionais e internacionais debatendo os cenários e perspectivas do segmento. A novidade acontece nos dias 20 e 21 de setembro: pela primeira vez a rodada de negócios entre profissionais de turismo brasileiros e franceses será 100% presencial.

O evento é patrocinado pela Air France, transportadora oficial, e pela Galeries Lafayette

Segundo Caroline Putinoki, diretora da Atout France para América Latina,“os métodos de produção de bens e serviços de luxo estão evoluindo com novas tecnologias, robôs substituindo a mão-de-obra humana para determinadas tarefas. No entanto, o artesanato dá lugar de destaque ao ser humano, perpetuando um savoir faire tão reconhecido quanto essencial. Inovar é equilibrar tradição e modernidade. Inovar é atravessar os séculos e permitir que as maisons de luxo se estabeleçam como líderes na criação. A inovação também permite a gestão ecológica essencial da produção. O evento quer mostrar que a inovação é parte integrante da história das marcas de luxo francesas, inclusive na hotelaria, no Trade e na aviação”.

A Atout France, agência de desenvolvimento do turismo da França, é responsável por fortalecer a competitividade e a atratividade da França como destino. A agência trabalha com profissionais de turismo franceses para desenvolver uma oferta turística cada vez mais inovadora e de alta qualidade, levando em conta as expectativas dos viajantes em termos de sustentabilidade e serviços digitais. www.atout-france.fr – www.france.fr