BEM NA FOTO

Pouca gente sabe, mas a primeira fotografia da história foi uma imagem registrando arquitetura. Tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce mostrava detalhes arquitetônicos a partir da janela do inventor, na cidade de Saint-Loup-de-Varennes em maio de 1826. De lá para cá muita coisa mudou. Mas, ainda hoje o papel da fotografia de arquitetura documenta um momento e ajuda a contar uma história – transcendendo a simples ideia de vender um projeto. Para um bom resultado, deve ser feita por um especialista pois essa foto requer mais que em outras áreas um cuidado técnico preciso. A luz, o ângulo, o olhar refinado para valorizar os efeitos da construção ou um detalhe do interior de forma a reinterpretar o espaço criado pelo arquiteto.

Pensando nisso, o Grupo Polo Vale Decor criou às vésperas da pandemia sua campanha “Gift” – oferecendo para alguns profissionais, sessões de fotos assinadas pelo Marco Pinto registrando espaços escolhidos pelos próprios arquitetos. “Sou uma pessoa inquieta e sempre busco outros nichos para realizar minhas obras. Na parceria com o Polo, misturo técnicas de fotografia de ambientes com a fotografia de pessoas. A beleza da vida dentro do cenário, o que é muito inspirador para o profissional de fotografia”, comenta Marco.

Sessões que vêm sendo realizadas ao longo dos últimos meses e a mais recente documentou um projeto do arquiteto Eduardo Bevilacqua que comentou essa conexão durante o ensaio fotográfico, realizado em uma pizzaria projetada por ele “Foi muito legal! Marco foi muito solícito e criativo na definição dos pontos a serem realçados. Fiquei muito satisfeito com essa oportunidade de um registro profissional que o Polo nos deu”.

Marco Pinto já trabalhou em algumas das principais revistas nacionais como Claudia, Casa Claudia, Elle, Viver Bem, Arquitetura & Construção e tendo sido editor de fotografia da revista Caras iniciou esses ensaios em junho de 2020 para registrar cerca de 18 ambientes em São José dos Champôs. E entre os 13 já realizados incluem projetos de, entre outros, Viviane Fortes, Tatiana Otta, Denise Rola, Tiago Rocha e Marília Lacerda.

O arquiteto Eduardo Bevilacqua
Marco Pinto/Divulgação
Detalhe do ambiente Eduardo Bevilacqua
Marco Pinto/Divulgação