2020: MOMENTO DE TRANSFORMAÇÃO! COMO TRANSFORMAR O MEDO EM OPORTUNIDADE?

Há sempre um momento na vida em que é necessária uma transformação. Parece que o ano de 2020 foi especialmente escolhido para isso! Um ano que trouxe uma crise mundial e uma enorme oportunidade de crescimento pessoal. (Mesmo que com muita “dor” e pesar).
De repente, tudo aquilo que concebíamos como modelo de equilíbrio e do nosso “frágil” e, porque não dizer, duvidoso sistema de segurança se quebrou. O medo tomou conta de nós e, por algum tempo, o caminho a seguir se tornou muito nebuloso.
Mas, o que é mesmo CRISE? A palavra grega crisis, além de crise, significa também decisão, divórcio, separação, escolha. Quando entramos numa crise, pressupomos que algum sistema entrou em colapso e exige uma mudança urgente. Esse momento pode ser visto como oportunidade da qual o ser humano sai transformado. É preciso uma tomada de decisão. Se faz necessário algum movimento para tentar, com algum esforço, buscar novamente um equilíbrio e a estabilidade emocional.
Ou continuamos esperando por aquilo que se perdeu, ficou no passado e ficamos repetindo velhos hábitos que já não nos servem mais, ou procuramos novos caminhos aprendendo a controlar mais as emoções. Assim poderemos fazer aquilo que realmente nos cabe e que pode ser feito como, por exemplo, exercitar mais a paciência, a fé, a confiança para que, desta forma, possamos buscar um novo e saudável equilíbrio.

Certamente esta é a questão central da crise e a escolha vai refletir em como ela vai evoluir e se concluir.
Enfrentar situações novas e desconhecidas causa medo, envolve riscos, incertezas, angústia, mas esse é o grande aprendizado deste ano. A vida é feita de surpresas constantes, e quanto mais reagirmos positivamente a esses desafios mais aprenderemos a lidar com incertezas e mais aptos nos tornaremos para viver nesse novo mundo!
Esse é o momento crucial e mais bonito de todo o processo de mudança, pois é quando devemos olhar para nossas vidas e nos perguntarmos: como transformar o medo em oportunidade?
Vamos considerar essa chance como um enorme desafio em que, em meio as nossas imperfeições, certamente faremos o melhor possível.

Serviço:
Sonia Castro
Psicóloga CRP 61022-3
Rua Marcilio Dias 118 – Centro – Guaratinguetá/SP
Telefone: 3132-1591
Whatsapp: (12) 99776-2606
Instagram: Sonia Castro
Face book: Sonia Castro Psicóloga

Envie sua mensagem!

Deixe seu recado abaixo pra gente! ;)