Principal acesso à Passarela da Fé, que liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a novíssima Galeria Recreio foi aberta ao público oficialmente na última sexta-feira, 04 de outubro. Localizado na Praça Nossa Senhora Aparecida, no Centro Velho da cidade, o espaço centenário passou por obras de modernização e infraestrutura, com o objetivo de melhorar a receptividade dos milhares de devotos que todos os dias passam pelo local. Com 7.530m² de área construída, distribuídos em 4 andares, o centro comercial, que pertence a Congregação do Santíssimo Redentor, agora oferece a seus usuários um ambiente seguro e confortável, com banheiros modernos, ambiente climatizado, caixas eletrônicos, sistema de som, ampla praça de alimentação e 80 lojas com diversas opções para presentes e lembranças. A acessibilidade também está garantida com a instalação de rampas, elevadores e escadas rolantes.

Outro destaque da obra é a fachada, que foi totalmente reformada, mantendo o conceito original do prédio, construído no final do século 19 e ampliado nas décadas seguintes. Ao todo a obra de modernização durou 22 meses e chegou a contar com a participação simultânea de mais de 300 operários, no auge dos trabalhos.

História

Localizada ao lado esquerdo da Basílica Velha, no centro de Aparecida, a Galeria Recreio sempre foi relacionada com a receptividade dos devotos da Padroeira do Brasil. O prédio construído no final do século 19, inicialmente foi utilizado para hospedagem dos peregrinos que visitavam a imagem da Santa, na época com o nome de Hotel Precioso. Em 1902 o local foi adquirido pelos Missionários Redentoristas, para abrigar jovens seminaristas e passou a se chamar “Juvenato Santo Afonso”. Anos depois viria a se chamar Royal Hotel, quando passou a abrigar espaços comerciais em seu sub-solo, como uma barbearia e um retratista. Por muitos anos, até princípio dos anos 1950, o local ficou alugado para um empresário do município, com a denominação de Hotel Recreio.

No dia 8 de abril de 1954, novamente sob a direção dos padres redentoristas e depois de ampla reforma, o Hotel Recreio foi solenemente reinaugurado com bênção litúrgica. Nessa época passou a abrigar uma galeria de lojas e espaços de exposição para os turistas, como um Presépio Mecânico, com 180 figuras confeccionadas na Itália; e a “Sala dos Milagres”, espaço que posteriormente foi realocado para o subsolo da Basílica Nova, rebatizado como “Sala das Promessas”.

Melhorias

ACESSIBILIDADE: corredores, elevadores, rampas e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais.

EQUIPE DE APOIO: profissionais preparados e a disposição para auxiliar os visitantes.

BANHEIROS: espaços modernos com suporte aos pais e seus bebês.

CAIXA ELETRÔNICO: equipamentos no piso Pe. Vitor Coelho de Almeida.

RECARGA PARA CELULAR: ponto de energia gratuito para celulares, localizado na praça de alimentação.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO: opções variadas de lanches a comida tipo caseira.

MEIO AMBIENTE: espaço equipado com lixeiras para descarte de material Orgânico e Reciclável.

INTERNET: sistema WI-FI gratuito em toda a Galeria Recreio.

CLIMATIZAÇÃO: estrutura completa de ar-condicionado em todos os pisos cobertos e lojas.

Envie sua mensagem!

Deixe seu recado abaixo pra gente! ;)