ABSTRAÇÕES E FIGURAÇÕES

São quase 600 metros quadrados de arte no centro de São Paulo, em 41 obras, na exposição São Paulo, Artes e Etnias com telas de Percival Tirapeli, artista com extensa trajetória de individuais, coletivas, premiações e participação em bienais paulistas. Esta exposição organiza-se em três núcleos, dois deles diálogos entre figurações e abstrações. O primeiro, São Paulo Artes e Etnias, traz leituras dos monumentos da capital conjugadas a obras ícones de museus, o segundo compõe-se de obras abstratas, e o terceiro, chamado de Perspectivas Barrocas, apresenta trabalhos que Tirapeli desenvolve há décadas como docente universitário, pesquisador e escritor. No total são 40 obras executadas em tinta acrílica, e um painel com seis metros de extensão com colagem, sobre a fundação de São Paulo.

O artista é pesquisador e autor, dentre outros, do livro São Paulo Artes e Etnias, 2008, base para as presentes obras – que apresentam composições verticais, articulando sempre dois motivos pictóricos. Tal como no livro, em que os capítulos são sobre as diversas etnias que compõem a multiculturalidade da grande metrópole — que durante dois séculos abriga imigrantes oriundos de quase todas as partes do mundo.

Os diálogos entre as obras de arte concebidas por artistas que encontraram em São Paulo o lugar para expressarem sua arte conjugam-se nestas coloridas telas, de maneira a estimular o convívio tanto com as formas, como com os pensamentos desses artistas.

Tirapeli fará visitas guiadas à exposição em horários a serem divulgados ou mediante agendamento de grupos.

São Paulo Artes e Etnias – pinturas de Percival Tirapeli

Abertura: Quinta, 31 de outubro, das 12h às 17h

Visitação: Até 8 de janeiro de 2020. Segunda a sexta, das 10h às 17h. Entrada gratuita.

Centro Cultural Correios São Paulo

Avenida São João,250, Vale do Anhangabaú, São Paulo -SP

(11) 2102-3691

Envie sua mensagem!

Deixe seu recado abaixo pra gente! ;)