LARANJA AZEDA, NASCE UMA NOVA LINHA COSMÉTICA NA REGIÃO

Fotos: Ariela Bruneli

Localizado na área rural de Cunha, mais precisamente na divisa com o Bairro da Rocinha, em Guaratinguetá, o sítio Laranja Azeda, há cerca de quatro anos, deixou de ser apenas o belo refúgio de família do veterinário Joel Valadão Cardoso. Desde 2015, entusiasmada com a existência do “Lavandário”, ponto turístico de Cunha, a engenheira química Anna Maria Cardoso Carvalho, irmã do sitiante, comprou e plantou no local seis mudas de lavanda. Com o crescimento das mudas e a consultoria do Sebrae de Guaratinguetá, nascia, em 2016, o cultivo de 5.000 mudas da planta e, no ano seguinte, surgia uma pequena produção artesanal e natural de cosméticos utilizando o óleo essencial e o hidrolato (subproduto da destilação do óleo) e comercializando o excedente.

Iniciava-se ali a marca “Laranja Azeda” que privilegia o produto natural e as matérias primas de origem brasileira, como óleos e manteigas vegetais. Seus cremes para o corpo e para o rosto são produzidos à base de óleos essenciais e hidrolatos de Lavândula Dentata e Angustifólia que, se excedentes, se transformam em sabonetes com 100% de óleos vegetais (processo a frio); alguns cosméticos artesanais naturais e veganos para cuidados com face e corpo como hidratantes, máscaras faciais e tônicos. É uma cosmética consciente e sustentável que utiliza ingredientes autorizados pela ECOCERT, respeitando a natureza.

Esse respeito se estende ao uso de embalagens recicláveis, preferentemente de vidro, reduzindo o impacto ambiental, objetivando a sustentabilidade e, de quebra, conservando melhor as propriedades benéficas dos cosméticos.

Por trás desse trabalho 100% artesanal, fruto de uma pequena empresa que prima pela transparência na relação com o consumidor está, como já dissemos, Anna Maria Carvalho.

Depois de passar toda a infância com a família em Guaratinguetá, concluindo primeiro e segundo graus no Instituto de Educação Conselheiro Rodrigues Alves, formou-se em engenharia química pela antiga Universidade do Brasil – ou Escola Nacional de Química da UFERJ.

Anna Maria e a neta Gabriela Carvalho Dias

Passou por empresas como a MSC Metalurgia; pela Refinaria de Petróleo de Manguinhos; a Incomex Produtos Químicos; Foster Wheeler Projetos e pelo Centro de Pesquisas da Petrobrás – inspeção de equipamentos, corrosão, pesquisa e desenvolvimento. De 1990 a 2016, foi sócia da SEMOT, empresa de consultoria, serviços e comércio de equipamentos em corrosão.

“Laranja Azeda” não é a primeira experiência de Anna Maria na área da cosmética. Ela comandou, de 1994 a 2013, a SCD- SAMANA Dermatológica de cosmética tradicional. Mas resolveu, junto dos sócios, vender a empresa para a Cosmobeauty de São Paulo.

E nessa nova empreitada Anna Maria não está sozinha. Divide as funções da Laranja Azeda com a neta Gabriela Carvalho Dias, de Guaratinguetá – no 9º período da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Rio. Essas funções vão da administração ao marketing da empresa. Uma parceria carinhosa dentro de uma empresa familiar.

Mostrados de forma presencial em feiras e bazares, os produtos “Laranja Azeda” ganham usuários fiéis, o que repercute num mercado em “câmara lenta” para que cada detalhe seja acompanhado por esses novos fãs dos cosméticos.

Anna Maria comenta: “Laranja Azeda é o resultado de muitos anos de pesquisa e experiências que tiveram início entre 1990 e 1994, quando estudamos e trabalhamos as primeiras formulações e fizemos os primeiros testes, inicialmente para o mercado de cosméticos tradicionais direcionados à estética”.

E conclui: “E atualmente visamos a uma produção ainda mais politicamente correta, fabricando cosméticos artesanais, naturais e veganos em sintonia com os novos tempos”.

Os produtos “Laranja Azeda” podem ser encontrados nos seguintes pontos de venda: loja “Entre no Paraíso”, em Silveiras; no Hotel Sete Lagos e no restaurante Luciana Valladão, em Guaratinguetá. Ou diretamente no “Laranja Azeda Cosmética ME” na Avenida Comandante Júlio de Moura 122, na cidade do Rio de Janeiro.

Há ainda as “Lojinhas Virtuais” no FaceBook (Laranja Azeda Cosmética) e Instagram (_laranjaazeda) e pedidos pelo e-mail laranjaazedacosmetica@gmail.com .

Envie sua mensagem!

Deixe seu recado abaixo pra gente! ;)