ESPERANÇA: 123 ANOS DE TRADIÇÃO

Em 1986, quando a convite do meu irmão, José Aluísio Soares Vieira, o Zé B, passei a integrar a equipe do Esperança, esse pequeno comércio da minha família já existia há 90 anos (desde 1896) como “Padaria Esperança”. Foi a partir de minha volta a Guaratinguetá que, entre erros e acertos, começou-se a delinear o que hoje é o nosso negócio: uma empresa familiar, quase doméstica, genuinamente local e que, desde o seu início, atua na área de alimentação.

Fotos: João Athaíde

Foi um longo caminho para desenvolvermos a nossa linha de produtos: massas, pizzas, sobremesas, sanduiches. E, sem dúvida, nosso grande aprendizado se deu através do Self-Service que nos apresentou a oportunidade de testar novas receitas e oferecer uma comida simples, sem sofisticação, com um toque bastante caseiro. É isso que faz com que sejamos reconhecidos pela qualidade e sabor daquilo que é consumido em nosso restaurante (ou mesmo fora dele, com o sistema de entregas).

Três pessoas foram fundamentais para o desenvolvimento de nosso negócio: a primeira, o nosso Chef Sansão pelo seu talento culinário, criatividade e inteligência, além de muita boa vontade; a segunda, Dona Yvette Kalil Vilela Leite que, muito antes do lançamento dos seus maravilhosos cadernos de receitas, já nos ensinava os segredos “de uma arte que envolve toda uma vida”, de acordo com suas próprias palavras. A terceira, a quem gostaria de fazer uma menção muito especial, meu irmão, o José Arnaldo. Ele é uma espécie de “guardião” das receitas da nossa família e seus toques, mesmo à distância, têm contribuído muito para o desenvolvimento de nosso trabalho. Ao Sansão, à Dona Yvette e ao José Arnaldo, a nossa homenagem e os nossos mais sinceros agradecimentos.
Desde 2006, funciona, no Buriti Shopping de Guaratinguetá, o Esperança Café, uma pequena extensão do nosso restaurante, acompanhando o conceito mais contemporâneo dos cafés, hoje totalmente integrado ao hábito do brasileiro. Lá temos a oportunidade de oferecer também produtos variados, vindos de São Paulo, Belo Horizonte e mesmo da nossa região – produzidos com muita competência por profissionais os mais diversos.

Como poucos de nossos antepassados tivessem tido acesso aos estudos, a grande maioria teve mesmo que colocar seus talentos pessoais e força de trabalho em prol da própria sobrevivência. Foi no aprendizado da gestão e na habilidade do “bem receber”, trabalho capitaneado pelo nosso parceiro e chefe de salão Marco Aurélio Rosas, que desenvolvemos a nossa maior “expertise”. Assim, a todos aqueles que vieram antes de nós e que nos proporcionaram tantas oportunidades, somos eternamente gratos.,

José Antonio Soares Vieira

RECEITAS DE FAMÍLIA

Os portugueses mais humildes, o caso da nossa família, oriundos da região montanhosa de Favaios, norte de Portugal, utilizavam ingredientes mais baratos no preparo da alimentação, quase tudo de produção local, artesanal. O pão quase sempre estava presente em nossas mesas, seja in natura ou em receitas que, desde sempre, aprendemos a gostar e apreciar. Com a ajuda de Luiz Antonio Soares e sua mulher, Roxana Marín (primos, gourmets e artistas), trazemos para essa edição da JLS Magazine duas receitas exclusivas muito apreciadas em nossas casas. Estamos seguros de que aqueles que se aventurarem a experimentar não irão se arrepender!

Pão Recheado

Ingredientes:
6 Pães tipo francês | 1 Kg de Carne moída
6 Ovos | 1 Maço de Cheiro Verde | 1 Cebola média
150 g de Azeitonas pretas picadas | 3 Dentes de Alho
Sal | Molho de Pimenta | Óleo | Leite

Preparo:
1 – Cozinhe 4 ovos e reserve | 2 – Em uma panela no fogo, coloque óleo, alho e cebola picadinhos e deixe fritar até que comece a dourar. Acrescente a carne moída. Estando toda pronta. Acrescente o sal e uma colher de chá de molho de pimenta. Desligue o fogo e acrescente as azeitonas, meia xícara de cheiro verde bem picado e os ovos picados (em pedaços não muito pequenos), misturando tudo com cuidado | 3 – Por uma das pontas retire o miolo do pão sem excesso para não furar. Reserve. Bata 2 ovos inteiros, reserve.
Em uma jarra, acrescente um pouco de leite | 4 – Montagem: umedecer o pão com o leite, dentro e fora. Faça isso sobre uma travessa para aproveitar o leite que vai ser usado. Recheie o pão com a carne moída com a ajuda de uma colher de sobremesa. Tampe um dos lados com o miolo retirado e umedecido no leite. Passe no ovo batido e leve para fritar em uma frigideira grande com bastante óleo, cobrindo todo o fundo. Vá virando para dourar todo por igual | 5 – Sirva acompanhado de arroz ou uma salada

Bacalhoada

Ingredientes:
1 Kg de Bacalhau | 6 Batatas médias | 6 Cebolas pequenas
6 Ovos | Azeitonas pretas e verdes | Salsa e Cebolinha
6 Folhas de Couve | 3 Tomates maduros | 4 Dentes de Alho
3 Pães tipo francês | Azeite | Pimenta do Reino

Preparo:
1 – Dessalgar o bacalhau, retirar a pele, cortar em postas e reservar | 2 – Cozinhar os ovos e reservar | 3 – Em uma panela de bom tamanho, colocar na sequência: uma xícara de azeite, alho picado, tomates em rodelas, as postas de bacalhau, as batatas inteiras, cebolas inteiras, azeitonas. Salpicar pimenta do reino moída, acrescentando a salsa e cebolinha amarradas, cobrindo tudo com as folhas de couve. Acrescentar água quente até atingir a couve | 4 – Levar ao forno médio. Quando levantar fervura, corrigir o sal e repor água quente sempre que necessário, mantendo o mesmo nível até a couve. Quando as folhas de couve estiverem começando a amarelar e as batatas estiverem macias, está pronto | 5 – Em uma travessa grande, acomodar as folhas de couve enroladas, as cebolas, as batatas, os ovos descascados e o bacalhau. Salpique pimenta do reino moída, azeitonas e regue com um pouco de caldo e azeite | 6 – Em uma travessa, pique os pães, salpique com pimenta do reino e regue com azeite. Derrame o caldo em quantidade suficiente para umedecer e formar uma papa | 7 – Servir acompanhado de arroz branco.


Embora com origem familiar portuguesa, o Esperança também se destaca com pratos da cozinha internacional. Suas pizzas de massa fina, com dezenas de opções, são unanimidade em termos de sabor. O nhoque de frango com catupiry é outro clássico da casa assim como francesíssimo Fricasée. Já a Feijoada Brasileira é a atração principal nos almoços de sábado.

Rua Comendador Rodrigues Alves, 144 – Centro (12) 3122.3366
Funcionamento: Todos os dias, das 11h para almoço e jantar exceto nas noites de Terça-feira.
Facebook e Instagram: esperancarestaurante

Envie sua mensagem!

Deixe seu recado abaixo pra gente! ;)