Por Maria Athaíde

No bucólico município de Cunha, simplesmente um lugar.

Idealizada no último ano do milênio, em 1999, e inaugurada após o sonho e encontro de três amigos: a jovem Lílian, o sonhador Eduardo e a experiente mãe Maria Aparecida, que se tornam “irmãos do caminho/sócios”, é oficializada a abertura da Estalagem Shambala, no município de Cunha, numa casual e mágica sexta-feira 13, em abril de 2001. A Estalagem Shambala atingiu a maioridade e, enquanto caminha para os 20 anos, faz valer a essência de seu nome – que em sânscrito significa “lugar de paz e tranquilidade”.

Projetada intuitivamente com base na filosofia oriental, segundo os conceitos da milenar arte do feng shui, trata-se de um bem estruturado endereço voltado para o lazer, tendo como proposta uma atmosfera informal propícia ao relaxamento, à contemplação, à reflexão e à troca de experiências, remetendo a uma exclusiva e aconchegante “casa” nas montanhas.

Trata-se também, sem dúvida, da mais completa opção de hospedagem na região do Vale do Paraíba criada para ser “curtida a dois”, para casais que buscam momentos de paz e tranquilidade. Contribui para isso o fato de que todas as suítes e chalés oferecem uma vista panorâmica incrível das Montanhas, numa localização especial no eixo São Paulo/ Rio, a meio caminho de Paraty e do litoral sul fluminense.

Projetada com os conceitos da milenar arte do Feng Shui
Foto: Árpád Cserép

O acesso é totalmente asfaltado até a sua entrada, no Km 49, com amplo estacionamento. Está próxima também de inúmeros atrativos turísticos da Estância Climática de Cunha – como as aromáticas e lindas plantações de lavanda, o pico Pedra da Macela, o Parque Estadual da Serra do Mar ou os inúmeros e conceituados ateliês de cerâmicas.

Localização estratégica: fica a dois quilômetros de distância do centro da cidade de Cunha, a 302 km do Rio de Janeiro e a 232 km de São Paulo.

Destino ideal para o público adulto, principalmente casais em busca de descanso, relaxamento, e uma experiência tranquila para comemorar aquele momento especial da vida a dois – bodas, núpcias, encontros e reencontros, fatos que ganham ainda mais importância graças aos jantares à luz de velas, ambientação surpresa nos chalés e uma seleta carta de vinhos e cervejas artesanais.

Ainda no que se refere à gastronomia, oferece “Experiências Sensoriais” para o paladar mais delicado, principalmente no jantar dos sábados, mas também em outro dia da semana. Em ambos os casos, deve-se fazer reserva prévia, pois os lugares são limitados.

Em uma reestruturada e inovada etapa de vida, a Shambala conecta diretamente “descanso, paladar, relaxamento”, batizado atualmente de “SHAMBALA EXPERIENCE”.

No almoço de domingo, há a possibilidade do exclusivo Menu Degustação em “Sete Tempos” ou o clássico “Pacote Gourmet”. Nesse dia são apresentadas releituras da arte gastronômica na versão “Culinária Fusion” com destaque no Oriente “Tailândia e Índia”, marcando sabores clássicos da Itália. Utilizando ingredientes e pratos da culinária da montanha, sob o comando da sócia- proprietária e experiente Chef de Cozinha Lílian Ramos, são também elaboradas receitas saudáveis e equilibradas para atender a qualquer tipo de restrição alimentar e a vigilantes da saúde. Nesse caso, destaca-se também todo o seu trabalho estilizado com receitas adaptadas para veganos e vegetarianos.

Shambala, em sânscrito significa “lugar de paz e tranquilidade”.
Foto: Renate Esslinger

A Chef mescla sua vivência ao aprendizado de técnicas da escola italiana com os toques e sabores orientais da Tailândia, Camboja, Laos, Índia e Nepal. Desses lugares trouxe temperos e experiências sensoriais, resultando numa singular fusão de aromas e reintegrando sabores à qualidade do nosso Brasil nesta viagem da Arte Fusion no Restaurante Shambala.

Uma cozinha em boas mãos

A Chef Lílian Ramos iniciou seu trabalho profissional gastronômico diretamente na prática trabalhando em restaurantes e, depois, com 18 aninhos, integrando a sociedade Estalagem Shambala Ltda. Ali seu sócio Eduardo- “restaurantier” e empresário com formação em turismo e especializado em “alimentos e bebidas”, e sua sócia/ investidora (mãe) Maria Aparecida apoiam e investem em Lílian seu tempo e conhecimento. Assim se tornam seus” mentores iniciais”, contribuindo para a profissionalização da jovem empresária e Chef em seu amor pela Gastronomia.

No auge do sucesso gastronômico do Restaurante Shambala, em 2010, a Chef Lílian Ramos buscou agregar conhecimentos à sua experiência. Então inovou e cursou culinária na destacada Escola Wilma Kovesi em São Paulo. Também estudou gastronomia em 2012, no ICIF, em Castello Di Costigliole D’Asti em Piemonte, na Itália. Estagiou e trabalhou em restaurantes por lá, como o conceituado “Ristorante Joia”, de “Alta Cucina Naturale” de Pietro Leemann, em Milão – O primeiro restaurante de comida vegetariana natural da Europa estrelado no Guia Michelin. Também estagiou no estrelado Restaurante “IL Piccolo Principe” do Grand Hotel Principe de Piemonte em Viareggio na Toscana, tendo a experiência de unir hotel com cozinha da alta gastronomia em um mesmo ambiente.

Em 2013, a Chef foi, pela primeira vez, à Tailândia, onde estudou sua culinária típica na cidade de Chiang Mai. E retornou àquele país entre 2014 e 2018 para aperfeiçoar seus estudos e vivências na conceituada Escola Blue Elephant de Bangkok.

Especializou-se também, no Brasil, em sua paixão “Confeitaria/ Padaria”, na Escola de Confeitaria Diego Lozano em 2016. Atualmente estuda administração gastronômica, em retorno à Escola Wilma Kovesi, com o mestre Eduardo Scott formado em administração pela FGV, especializado em administração de Alimentos e Bebidas na Escola de Hotelaria da Universidade de Cornell, EUA e Ècole Hoteliére de Lausanne na Suiça.

A Chef busca inovação e conhecimento na área que não significa a ela só uma profissão, mas um estilo de vida baseado no amor pela gastronomia conectada à saúde e projetos futuros em consultorias e eventos.

Novidade com gostinho de quero mais

Todas as suítes e chalés oferecem uma vista panorâmica incrível das Montanhas
Foto: Árpád Cserép

Após um ciclo fechado oficialmente ao público, devido a muitas solicitações e à paixão de seus sócios pelo Restaurante Shambala, ele será reaberto aos não hóspedes, mediante reservas, a partir de janeiro de 2019.

A Estalagem Shambala oferece também dois padrões de hospedagem: suítes com varandas privativas e chalés com hidromassagem, ar condicionado e um deck suspenso sobre as montanhas. Ambos com redes, lareiras, e uma vista deslumbrante, com “direito” a um pôr-do-sol inesquecível e noites de céu estrelado. Outra atração cinematográfica, além do visual indescritível, é o seu café da manhã com deliciosa produção caseira de pães, bolos, geleias, doces. Destaque para o leite e seus derivados como coalhadas, iogurtes, mozzarelas, queijos frescos, maturados e especiais.

Lazer e Relaxamento

Com ambientes ideais para pessoas de hábitos simples e que não necessitam de ostentação para aproveitar o que a vida tem de melhor, o bom gosto das áreas sociais e íntimas – com uma decoração sóbria e repleta de referências a artistas locais – ganha reforço no leque de serviços e espaços voltados ao lazer. Isso inclui uma hidro climatizada ao ar livre; piscina ampla de 80 mil litros com cascata; sauna semiúmida estilo finlandesa; fogueira octagonal coberta com “redário”; sala de meditação; sala para massagem relaxante com terapeutas especializados; horta orgânica; jardins, nascentes com proteção ecológica, trilha interna no meio da mata de reflorestamento e mini fazenda.

Eventos e Relax

Piscina ampla com cascata, junto a área de lazer e relaxamento
Foto: Árpád Cserép

A Shambala tem diferencial em fazer e desenvolver eventos desde seu início em 2001. Esses eventos acontecem dentro e fora do espaço Shambala e envolvem desde sua festa estilizada de confraternização a cerimônias de casamento, eventos corporativos. Oferece também detox anti-stress com meditação e relaxamento corporal / mental, eventos e passeios 4×4 Off Road, todos conectados em seu marco gastronômico.

Para melhor atender e satisfazer todos os seus clientes, o Shambala estende sua qualidade abrindo parcerias com as melhores e mais atualizadas empresas do Brasil em cada segmento.

Informações Importantes:
• Grupos de amigos são bem-vindos desde que se respeite o horário de descanso dos demais hóspedes e mantenha ambiente tranquilo no restaurante.
• Não aceita menores de 12 anos de idade.
• Não possui eletroeletrônicos no interior das unidades (TV e frigobar)
• As diárias têm início a partir das 14 horas e termino às 12 horas.
• Não é feito check-in entre meia-noite e 08 horas da manhã.
• Não trabalha com cartão de crédito ou débito.

SERVIÇO:
Estalagem Shambala
Telefone: (12) 3111 1500
Site: www.estalagemshambala.com.br
Facebook: Estalagem Shambala
Instagram: @estalagem_shambala

Envie sua mensagem!

Deixe seu recado abaixo pra gente! ;)