UM DIA NA LAFAYETTE

Verdadeiro sonho de consumo dos turistas que visitam Paris, sinônimo de luxo, reduto do bom gosto e com mais de 120 anos de tradição, a Galeries Lafayette é hoje uma marca de notoriedade mundial, tradução do estilo parisiense e de elegância à francesa. Inaugurada em 1894 no Boulevard Haussmann a primeira loja de departamentos da Europa ocupa um total de 70.000 m2 em três edifícios, recebe, atualmente, cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente, são 15.000 m2 dedicados à moda, com 3.500 marcas renomadas. Das marcas mais acessíveis às grifes mais desejadas do universo fashion, alguns ícones estão presentes na Lafayette, como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Burberry, Balenciaga, MiuMiu, M.A.C, Lancôme, Dior e Sisley. Então se o seu objetivo é “comprar” está no lugar certo: a todos os clientes, oferece serviços sob medida de alta qualidade, que inclui personal shoppers e atendentes que falam português, salões privativos, entrega de compras no hotel e orientação no serviço de reembolso de impostos (12%).

Mas, o que poucas pessoas sabem, é que esse cartão postal parisiense, além de ser a mais tradicional loja de departamentos da Europa, também é uma referência na celebração à cultura e ao estilo de vida franceses. E se o seu objetivo ao visitar não é apenas “comprar” também vai estar no endereço correto. O Site JLSOCIAL foi convidado à conhecer de perto e vivenciar essa autêntica experiência de “savoir-vivre” em um setor inaugurado este ano, o L’Appartement Lafayette, espaço localizado no terceiro andar do histórico edifício e voltado a workshops e ateliês abertos ao público (mediante inscrição prévia). Foi ali que passamos a sexta-feira, 30 de novembro último, em companhia de Marine Villotte, do Departamento de Clientela Internacional e “interface” da assessoria de imprensa brasileira, Baobá Comunicação.

Com os andares, corredores e departamentos lotados de consumidores e impecavelmente decorada para o Natal e festas de Fim de Ano, foi possível experimentar um lado estritamente cultural oferecido pela Lafayette: visitar a exposição de arte “Demaim Le Vaisseau Chimère” que o Studio GGSV apresenta no local até 13 de janeiro e uma visita também à didática exposição sobre o “Rare Champagne” para apresentação das novas safras desse vinho espumante cuja história remonta ao ano de 1785. Além das exposições, que são gratuitas, JLSOCIAL pode assistir ao desfile “Fashion Show La Fabrique des Rêves” e participar de um incrível ateliê de degustação de vinhos franceses pilotado por DuclotLa Cave.

É isso mesmo que você entendeu – pode-se perfeitamente passar um dia na Galeries Lafayette consumindo apenas cultura. São muitas as atividades oferecidas pelo tradicional centro comercial – além da oficina de vinhos há ainda a oficina culinária para preparo de macarons e a de degustação de queijos; desfiles de moda ou ainda a visita ao inestimável patrimônio do magazin.

Os ateliês duram cerca de 1h30. O de vinhos é ministrado em inglês, um especialista aborda as origens, os distintos sabores e ainda dá dicas de como consumir queijos e vinhos de forma harmonizada entre si e com outros pratos da culinária francesa e custa € 55 por pessoa. Já no ateliê de Macarons, onde o participante descobre os truques de um chef confeiteiro, a aula custa € 49 por pessoa. Tem ainda aulas de make-up tem para quem quer dominar a arte da maquiagem ao custo de € 30 por pessoa. E os desfiles, meia hora de duração, ocorrem toda sexta-feira, às 15h, e apresentam ao público as mais novas tendências das mais importantes grifes do planeta ao custo de € 12 o ingresso.

Mas o programa ideal para toda a família é a visita guiada (com 1h10 de duração) ao interior do edifício do Boulevard Hausmann: um mergulho na história de Paris e da própria loja, aberta em 1893 e durante o qual é possível conhecer fatos curiosos, desvendar segredos da sua construção etapa por etapa, desde o piso térreo até o terraço panorâmico ao redor da cúpula neobizantina inaugurada finalmente em 1912. Por sua concepção, a Galeries Lafayette, com seus elementos arquitetônicos, é um monumento do art nouveau admirado por milhares de visitantes há mais de 120 anos. Cada tour custa €13,50 para adultos e € 9 para menores de 18 anos.

Escolha a sua programação no site. www.haussmann.galerieslafayette.com/pt-br . E ao invés de voltar ao hotel “carregado” apenas com sacolas, retorne ao Brasil com a mente e o coração repletos de conhecimento.

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